Essa é a melhor teoria de gestão dos últimos 50 anos, diz investidor

Obter o máximo proveito de colaboradores pode ser mais simples quando objetivos à longo prazo são estabelecidos ao invés de objetivos a curto prazo, de acordo com uma teoria gerencial adotada John Doerr. O venture capital a chama de “uma das ideias mais testadas e comprovadas em toda a teoria gerencial nos últimos 50 anos”.

A teoria foi pensada por um professor de psicologia da Universidade de Maryland, chamado Edwin Locke, em 1968 e escrita décadas depois no livro de Doerr, o “Measure What Matters”. No livro, John Doerr explica o pensamento por trás dos Objetivos e Principais Resultados (OKR), processo de gestão utilizado por empresas como Google, MyFitness Pal e Intel.

Segundo a teoria, objetivos à longo prazo “impulsionam o desempenho de forma mais eficaz do que os de curto prazo”. Além disso, para John Doerr, metas concretas específicas produzem um nível mais alto de produção do que as vagamente formuladas. A eficácia da teoria de Locke foi comprovada por mais de mil estudos que foram conduzidos sobre a mesma – cerca de 90% deles confirmam que a produtividade é melhorada pela criação de metas bem definidas.

Embora pareça uma solução óbvia no papel, Doerr afirma que os funcionários, muitas vezes, criam metas somente por criá-las, o que resulta em pouco engajamento. O antídoto para essa falta de entusiasmo é o envolvimento dos funcionários. Segundo John Doerr, nenhum fator tem mais impacto na construção de entusiasmos do que envolver o colaborador em metas claramente definidas que são escritas e compartilhadas com todos da equipe.

Segundo Doerr, essa teoria claramente influenciou Andy Grove, o pai do processo de OKR. Além disso, a influência e eficácia da teoria é tão grande que influenciou o processo de estabelecimento de metas “Objetivos e Principais Resultados”, usado por algumas das empresas de tecnologia de maior sucesso do mundo, e fez parte da mensagem que o venture capital compartilhou com Larry Page e Sergey Brin nos primeiros dias do Google.

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store


(Via: Business Insider

O post Essa é a melhor teoria de gestão dos últimos 50 anos, diz investidor apareceu primeiro em StartSe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *