Varejo on-line e físico usam inteligência para criar soluções disruptivas

O mercado digital é um dos que mais progridem atualmente. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa é que o setor cresça 12% em 2017, em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse avanço é possível devido à evolução tecnológica, que permite, por exemplo, analisar o perfil comportamental dos consumidores individualmente, possibilitando a personalização de ações e a criação de estratégias focadas em aumentar o número de conversões.

Porém, apesar da expansão, a mudança no comportamento dos clientes obriga o varejo a se adequar, aumentando as opções de comunicação de seus consumidores e recorrendo, cada vez mais, a novas tecnologias que permitem maior poder de coleta e análise de dados.

Digital Trade Marketing é aliado

Para elaborar estratégias assertivas e inovar na abordagem ao consumidor virtual, a indústria investe em soluções de inteligência que mapeiam o mercado, possibilitando a melhora na gestão corporativa e de comunicação das companhias. “Ferramentas capazes de auxiliar o varejo virtual, agências e anunciantes a colaborarem com soluções de Digital Trade Marketing, que analisam a performance de venda estão em evidência, pois auxiliam no desenvolvimento do mercado e na transição das marcas para novos modelos comerciais”, afirma Francesco Weiss, CCO da Intellibrand.

Gateways de pagamento podem auxiliar nas conversões

Os comerciantes do varejo eletrônico devem estar atentos às inovações que facilitam a vida do consumidor e otimizam as transações. “Soluções de pagamento possuem diversas etapas, mas devem ser simples ao cliente. Quando uma operação é recusada, o comprador dificilmente passará o cartão novamente. Ferramentas que utilizam múltiplas adquirentes aumentam a conversão ao efetuar, de forma automática, outras tentativas para transações não autorizadas no momento da compra”, afirma João Barcellos, CEO da MundiPagg.

Retargeting garante assertividade nas ofertas

Impactar os consumidores certos é um desafio para alguns lojistas. Medidas de retargeting possibilitam maior assertividade ao ofertar descontos e benefícios para clientes que já realizaram buscas e abandonaram o carrinho. “Abordar o público de forma inteligente é importante em um cenário competitivo e dinâmico. Automatizar as ofertas, permitindo que a compra seja feita com frete gratuito ou com cupons de desconto garantem a vantagem comercial para os lojistas que utilizam esse tipo de solução”, informa Isaac Ezra, CEO da ShopBack.

Tecnologia também permite evolução no varejo físico

Para o comércio tradicional, que sempre encontrou dificuldades em acompanhar a evolução tecnológica, a oportunidade de atuar com soluções que realizam a análise dos dados nas lojas significa maior integração entre o físico e o virtual. “Ao criar, avaliar e armazenar as informações dos consumidores, soluções de big data permitem a personalização das ofertas para cada pessoa, fazendo com que o vendedor ofereça um produto ou serviço de forma individual. Isso é comum nos e-commerces e que pode ser aplicado às lojas físicas com a evolução tecnológica”, comenta Leonardo Santos, CEO da Semantix.

O próximo passo do varejo físico que aproximará o mundo real do digital é a possibilidade de identificar o cliente na loja, facilitando ações como as de remarketing que aproximam a marca do público. “Atualmente, o desafio do varejo é a melhora da experiência de compra. Muito se investe em lojas conceituais, provadores com dispositivos tecnológicos e ações de omnichannel. Entretanto, tão importante quanto a inovação é a possibilidade de trabalhar cada cliente de forma customizada. Identificar seu nome, idade, gênero e conhecer seu histórico nas visitas anteriores são informações valiosas para uma abordagem única. Esse cenário é cada vez mais real dentro do varejo físico”, finaliza Walter Sabini Junior, sócio-fundador da FX Retail Analytics.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *